Fortaleza é uma das cidades brasileiras que exige soluções sustentáveis em suas construções. E este é um dos motivos pelos quais a Vertigarden assina algumas das obras mais icônicas de lá.
Em Fortaleza, assim como em outras cidades litorâneas, os lençois freáticos são bastante altos por conta da proximidade com o mar, e se tornam obstáculos para a construção de subsolos em grandes edifícios. A lei municipal permite a construção dos sobressolos, desde que você revista 70% da área do “paredão de concreto” que será formado com a construção das garagens elevadas com paredes ou muros verdes.
Isso para minimizar o impacto na temperatura que estes paredões de concreto causam.
O Edifício One é um exemplo. Uma obra monumental que é simplesmente o maior jardim vertical de Fortaleza, com 660m2. Foram 32 mil mudas plantadas, espécies apropriadas e escolhidas a dedo, resistentes ao vento e à maresia, com fertilização e irrigação perfeitas.
Em fase de projeto estão os empreendimentos Residencial BSFlower, com 350m2, e Aqualina, com 450m2.
Projetos imponentes feitos em parceria com gigantes do paisagismo, da arquitetura e da construção, como: os arquitetos Daniel Arruda, Benedito Abbud e Beth Miyazaki, a Construtora Colmeia, o Grupo BSPar, o paisagista Sérgio Santana e a Normatel Engenharia.
Já no Shopping Iguatemi de Fortaleza, a inovação foi o DNA do projeto que vem chamando a atenção de quem passa por lá.
Assinado pela paisagista Eltanir Canamary e seus parceiros, as colunas da praça de alimentação do Shopping foram revestidas com enormes jardins verticais naturais, o que transformou o ambiente, geralmente agitado e caótico, em um espaço convidativo e aconchegante.
O projeto do jardim vertical da nova praça é beneficiado por um paisagismo feito de forma sustentável, considerando o meio ambiente e os recursos naturais. São mais de 6 mil plantas vivas e um sistema especial de irrigação que mantém os nutrientes necessários para o jardim e permite a economia de água em um ciclo de reutilização otimizado.
Entre os destaques utilizados para a manutenção do jardim está a hidroponia: técnica de cultivo sem solo que utiliza água para nutrir as plantas, a mesma usada pela NASA para simular o cultivo de uma plantação no Espaço.
Para além da tecnologia da jardinagem, a praça também possui mobiliário com design em harmonia com a biofilia na arquitetura, que proporciona às pessoas a integração com a natureza e traz todos os benefícios de ter um jardim vertical aos clientes do shopping.
A iluminação especial do ambiente também é um fator fundamental: permite uma adequada fotossíntese das espécies e assegura um jardim bonito e, mais do que isso, verdadeiramente saudável.
Trazer a natureza para perto nos traz uma sensação de bem-estar e reconexão com a nossa essência, além de melhorar a qualidade do ambiente em todos os aspectos. Se você quer saber como fazer e quanto custa um jardim vertical em sua casa ou empresa, para fachada ou ambiente interior, fale com nosso time comercial. Atendemos em todo Brasil.
0 comentários